A Steam, como outras plataformas digitais, opera em um modelo de licenciamento. Quando um usuário "compra" um jogo na Steam, na verdade está adquirindo uma licença para acessar e utilizar o software, não a propriedade do jogo em si.
Principais pontos do modelo de licenciamento na Steam:
1. Licença de uso: Ao adquirir um jogo, o usuário compra o direito de uso pessoal, de acordo com os termos de serviço. Isso significa que a licença permite baixar, instalar e jogar o jogo, mas o jogador não é o proprietário do software.
2. Restrições: O uso do jogo está sujeito a várias limitações. Por exemplo, o usuário não pode revender o jogo ou transferir a licença para outra pessoa, exceto em casos permitidos, como o sistema de compartilhamento familiar da Steam.
3. Perda de acesso: Como o usuário não possui o jogo, o acesso pode ser perdido se, por exemplo, a conta for suspensa ou banida, ou se o jogo for removido da plataforma pela desenvolvedora.
4. Atualizações e suporte: A licença pode incluir acesso a atualizações e correções fornecidas pelos desenvolvedores, mas isso depende dos termos de cada jogo.
5. Alteração recente nas comunicações: A Steam começou a deixar mais claro para os usuários que estão comprando uma licença e não o jogo em si, a fim de evitar mal-entendidos legais e dar mais transparência ao processo de compra.
Esse modelo é adotado amplamente em plataformas digitais de distribuição de jogos, como Epic Games Store e PlayStation Store, e reflete o padrão da indústria de software.
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